segunda-feira, 30 de junho de 2008

Como envolver os jovens na IGREJA?

Freqüentemente tenho ouvido pessoas dizerem: “Nossos jovens não querem nada com coisa séria”, ou “Nossa juventude está perdida”, ou mesmo “Eles estão muito secularizados, perderam o interesse pelas coisas de Deus”. Em muitos lugares essas palavras são a mais pura verdade. Os jovens estão desinteressados ou até abandonando a igreja. Precisamos agir para mudar a situação. Mas é interessante, porém, como a situação, que é negativa em uma igreja, ao contrário, é positiva em outra. Os jovens estão ativos, interessados, liderando não só o Ministério Jovem como a própria igreja e especialmente envolvidos no evangelismo.
Por que essa diferença? Será que a reação dos jovens varia por causa da cidade, do estado, ou de algum fator regional? Se fosse assim, porque em uma mesma cidade, em igrejas diferentes, os jovens apresentam situações contrastantes?

Não podemos fugir à realidade de que nossos jovens são um resultado da maneira como a igreja os encara. Por isso, quero lhe desafiar, querido ancião, a pensar ou repensar a maneira como os jovens têm sido tratados em sua igreja. Se quisermos ver nossos jovens animados, envolvidos e comprometidos é preciso investir, amar e acreditar neles. Eles têm um tremendo potencial, mas precisam ser bem dirigidos para que canalizem todo este potencial para causa de Deus. Tenho me empolgado cada vez que participo de algum encontro de líderes missionários, de pequenos grupos, de anciãos ou outras áreas da igreja, e pergunto quantos dos participantes são jovens. Normalmente eles são muitos, quando não são a maioria. É sinal que eles querem trabalhar. Sei, porém, que eles podem ir mais longe, e podemos ter mais jovens envolvidos. E então, qual é o segredo?

A palavra chave faz parte do título que você acabou de ler – envolver! É ai que começa a aparecer a diferença entre as igrejas que tem jovens ativos e aquelas onde eles estão desanimados. Especialmente no início da juventude eles estão definindo suas emoções. Eles querem se “sentir parte” e não serem apenas um número a mais. Eles querem sentir que são lembrados, amados, aceitos, especiais e necessários. Se eles sentem que a igreja e sua liderança acreditam neles, estão dispostos a apóiá-los e compreender suas limitações, eles reagem positivamente.

Algumas igrejas, inocentemente enganadas, tentam conquistar seus jovens oferecendo a eles espetáculos. Isso acontece em seus cultos JR, congressos, cultos de sábado pela manhã, e em outros programas. O pensamento parece contemporâneo: “Eles são exigentes, por isso temos de trazer e investir no que há de melhor”. Ai vem os grandes nomes da música, os grande pregadores, e eles até gostam, mas não são envolvidos, nem edificados, e continuam inativos, desinteressados e secularizados.

Não existe outro caminho. Se sua igreja quer envolver os jovens com as coisas de Deus, precisa buscar maneiras criativas de organizar programas e atividades não para os jovens, mas pelos jovens e com eles. Não precisa ser nada complicado, basta:
1. Chamá-los para opinar nas decisões da igreja;
2. Convidá-los para pregar;
3. Organizar programas especiais onde eles dão as idéias planejam e executam;
4. Trazer menos estrelas e levá-los a fazer seus próprios programas;
5. Organizar projetos na comunidade;
6. Desenvolver projetos de evangelismo com eles, onde vejam o resultado do trabalho que fizeram;

Essas são apenas algumas idéias. Elas podem ser aumentadas e melhoradas nas reuniões de anciãos, onde a preocupação sincera seja envolvê-los e salvá-los. Uma coisa é importante, porém, ao programar qualquer projeto para envolver os jovens: eles precisam sentir que os projetos não são mecânicos, do tipo, “está ai a oportunidade que vocês queriam. Vejam se não vão jogar fora”. Eles querem se sentir valorizado. A liderança precisa demonstrar amor e interesse sincero andando ao lado deles. Os jovens enxergam longe. Eles vêem além das atitudes, enxergam as intenções. Eles se sentem mais motivados a participar, amar a Deus e a igreja quando:
1. Os pais, líderes e outros adultos vivem o que falam. Quando isso não acontece está lançado um dos maiores venenos desestimulantes;
2. Quando a programação da igreja é preparada pensando também neles e se torna atrativa a eles;
3. Quando existem jovens liderando as várias áreas da igreja;
4. Quando a liderança demonstra que se preocupa com toda a vida deles e não só com as questões espirituais;
5. Quando os líderes estão mais preocupados em amar e ajudar do que condenar.

Envolver os jovens com a igreja e com as coisas de Deus é um grande desafio. Não creio que seja difícil, mas passam por uma parceria entre pais, líderes da igreja e lideres de jovens. Se estas três áreas se unirem, com sinceridade e oração, e seguirem os conselhos apresentados, vão ter ótimas surpresas. Lembre sempre, nesta parceria, que três palavras resumem o que precisa ser feito: Valorização, envolvimento e coerência. Estas três palavras temperando a atitude dos anciãos e moldadas pelo poder de Deus fazem milagres pela salvação de nossos jovens.

Os dez Mandamentos da Liga Jovem

I - Deves te interessar pelo departamento JR de coração.

II - Não tomarás posições levianas diante dos jovens, pois o senhor não terá por inocente aqueles que desviam os jovens do caminho reto.

III - Honra teus cooperadores de modo que o trabalho em equipe e o departamento jovem possam prosperar como um todo.

IV - Lembra-te de que programas interessantes e inteligentes mantêm o interesse dos jovens. Trimestralmente deves planejar e fazer todos os teus preparativos de tal modo que, a cada sábado, tenhas os programas prontos. Nem tu, nem os membros dos comitês, nem ninguém mais preparará um programa JR no dia de sábado. Apresentarás apenas os programas da que tiverem preparação antecipada.

V - Não matarás a espiritualidade dos teus jovens através de críticas constantes. Ao contrário, deverás dar crédito onde crédito é devido.

VI - Não negligenciarás tuas responsabilidades.

VII - Deverás dar abertura a sugestões de teus jovens.

VIII - Não deverás fazer apenas programas de entretenimento, mas promoverás participação, aprendizagem, aumento do nível espiritual e satisfação em todas as fases do departamento JR.

IX - Darás bom exemplo aos teus jovens, tanto quanto possível, sendo um membro ativo da escola sabatina, cultos de oração e outros serviços regulares da igreja.

X - Conservarás sempre teus olhos fixos em Jesus, nosso salvador.

Novo!!! -- Culto Liga Jovem 2008


I. Planejando um excelente culto JR.


Para eliminar as conjeturas e confusões na hora de planejar um bom Encontro JR, a pessoa ou as pessoas responsáveis podem começar colocando em prática os 3 passos seguintes, pelo menos dez dias antes da programação. Os passos são simples, mas certamente ajudarão a alcançar o sucesso, com pouco trabalho e alguma originalidade.


1. Oração

Antes da seleção final dos materiais e partes para sua reunião JR, ore por orientação divina, ao estabelecer:

a) propósito do programa;

b) sua forma e conteúdo;

c) Os participantes.


2. Propósito

a) Qual é a necessidade mais urgente ou problema que os jovens que virão ao programa, estão enfrentando no momento?

b) Como podemos suprir essa necessidade? Quando os que estão à frente conseguem definir as respostas a estas duas perguntas, estarão atingindo o alvo do programa que estão preparando. Faça do proprósito a “linha de chegada” e conduza todo o programa (inclusive músicas) para atingi-la. Isso é importante e fundamental.


3. Programa

a) É o programa que constrói ou destrói uma reunião ou culto JR. Para tornar seu culto JR vibrante, interessante, dinâmico e atual. (Projeto Vida),


2. Lembre-se

* Faça de Cristo o centro de toda a reunião

* Os programas sempre devem variar

* Longas pausas dentro do programa “matam” a reunião

* Apesar do propósito e Tônica espiritual serem os principais fatores determinantes, não devemos ignorar a necessidade de tornar as reuniões tão atraentes, interessantes e animadas quanto o possível.


b) Cada programa deveria ser diferente dos outros, embora algumas características sejam comuns a todos. Todo programa deve conter:

*Hora da Bíblia – leitura Bíblica

* Hora do Incentivo – Concurso Bíblico rápido com prêmio para I vencedor.

* Hora do Louvor de incentivo – Dois ou Três cânticos congregacionais

* Hora do testemunho – Breve relatório missionário feito por um jovem ou pela igreja.

* Hora de Oração – Uma ou duas pessoas; ou dois em dois, por pedidos específicos.

* Hora da Mensagem - Uma boa apresentação do tema.


Além destes módulos, deve-se ter uma ou duas musicas espaciais erecitação de um ideal JR.


c) Terminar a reunião quando estiver no seu ponto alto. Não permita que o público se retire com uma atitude de frustração. O fim do programa deveria ser o seu clímax.


3. II. Requisitos básicos para um culto de sucesso


1. Definir um tema

Deve sempre haver um motivo para se realizar uma reunião, ou a mesma não deveria acontecer. De maneira muito freqüente o programa JR funciona como um carrossel, com todos girando numa roda viva de atividades; quando o programa termina, percebemos que não chegamos a lugar algum, a despeito de toda agitação.


2. Planejar

Boas reuniões não acontecem por acaso, boas reuniões são planejadas, e requerem tempo e esforço. Tenha cuidado com o JR tipo “caldo de cana”- feito e servido na hora. E ainda com o “Espada” longo e chato.


3. Publicidade

Se nosso Encontro ou culto JR merece ser assistido, é importante anunciar a todos sobre ele. Às vezes não entendemos porque os jovens não vêm à reunião – talvez não lhes tenhamos anunciado. Constantemente ouvimos o anúncio: “Culto JR hoje à tarde como de costume”. Se não temos nada mais para falar sobre o assunto, seria muito melhor não dizer nada. Melhor publicidade significa melhor assistência. Ovo de pata é muito melhor que o da galinha, no entanto o mais comercializado é o da galinha, por quê? Porque após botar o ovo a galinha divulga.


4. Esforço


Nenhum time de futebol ou voleibol ganhará um campeonato sem dispensar esforço. O sucesso vem somente através de árduo trabalho. Nos esportes, o treinador não faz todo o trabalho. Cada membro do time trabalha, e trabalha duro, ou não ficará muito tempo no time. O sucesso de sua reunião JR virá somente se nós estivermos dispostos a pagar o preço: trabalhar duro.


5. Ensaio


1. Agora que os primeiros passos foram tomados, estabeleça um horário e local de ensaio – pelo menos uma semana antes da reunião. Explique a cada um a sua parte, supervisione a propaganda, e poupe o suor e as lágrimas dos imprevistos de última hora dos encontros JR de sexta a sábado à tarde. Telefone e avise os envolvidos na programação imediatamente, e passe-lhes as informações necessárias.


2. A experiência tem comprovado que as reuniões bem ensaiadas são as melhores. Uma hora gasta em ensaiar uma reunião antes de sua apresentação fará maravilhas em burilar os programas e revelar as imperfeições. Além disso, o ensaio leva cada um se sentir à vontade, permitindo ao organizador a oportunidade de fazer sugestões para melhorar.


III. Realização de um excelente JR


1. Participação

a) Nenhuma reunião JR irá sobreviver por muito tempo se o responsável é o único que toma parte, ou ainda se o mesmo grupinho de 3 ou 4 jovens participa todas as semanas. As melhores reuniões são aquelas onde muitos jovens participam e os líderes JR têm certeza de que cada membro desempenha alguma parte nas programações.

b) A pergunta é: Quem vai fazer o quê? Resposta- Defina quantos participantes serão necessários para o sucesso do programa. Use os “Valentões” e os sempre mais dispostos sempre que seja necessário, mas procure dar a tantos outros quanto possível, uma chance de participar.

c) Use Basicamente a juventude para participar.

d) Instrua os participantes quanto ao que se espera deles:


• Torne uma regra rígida e inalterável que aqueles que participarem de qualquer programa, sentem-se a frente, ou na primeira fila dos bancos, ou na plataforma conforme indicar a diretoria.

• Cuidar para que não haja esforço de tempo vazio depois da introdução.

• Não deixar para afiar instrumentos musicais durante a reunião.


2. Pontualidade


Somos da opinião de que a escola é importante, nosso trabalho é importante, nossos compromissos com amigos são importantes. E quanto ao nosso encontro com o Senhor, também é importante?


a. Começar em tempo – As boas reuniões começam em tempo com todos os membros presentes. Ao virmos para o Culto JR para nos encontrarmos com o Senhor, é justo deixá-lo esperando?


b. Encerrar na hora marcada – Algumas reuniões deveriam terminar antes que alguém sinta que é hora de interromper para a oração final. Ao cobrir todo o programa encerre o Culto JR embora possa parecer cedo. É melhor que a reunião seja curta e proveitosa, do que longa e cansativa.


3. Manter andamento


Um dos segredos para boas reuniões é “manter as coisas andando”. Não permita que ocorram quaisquer interrupções; ou que alguma parte da programação prolongue até que todos os presentes se sintam cansados ou entediados. Não permita que os assistentes tenham tempo entre as partes para adivinhar o que virá em seguida.


4. Variar a seqüencia das partes


Algum Culto JR é extremamente desinteressante e desanimadores. Uma das principais razões é que caímos numa rotina repetitiva e desanimadora. Duas coisas devem ser feitas:


a) Variar a seqüência das partes: As possibilidades para uma ordem variada dos diferentes aspectos da reunião é praticamente ilimitada e deveria ser levada em consideração por todos os que planejam as reuniões da Sociedade de Jovens Reformistas semana após semana.

A verdade, pelo simples fato de variar, não é razão suficientemente válida para gastar tempo e energia em lográ-la, mas quando se pode introduzir a variedade por razões legítimas – tais como aumento de assistência, despertar novo interesse, aumento do impacto das verdades espirituais – então deveria ser empregada livremente.

Para muitas Sociedades JR a mais corrente, e freqüente “repetição até o cansaço”, é uma ordem de reunião como a seguinte:

• Serviço de cântico

• Hino de abertura

• Oração

• Leitura Bíblica

• Anúncios e oferta

• Parte musical especial

• Mensagem

• Cântico

• Oração


Para uso ocasional serve bem seu propósito, mas consideremos duas maneiras por meio das quais se podem dar colorido e tornar atrativa: 1. Variando a ordem dos elementos do programa

.2. Introduzindo nova variedade nas partes dos programas.


Exemplos de Programas, Primeiro considerem maneiras possíveis de variar a ordem das reuniões da sociedade JR, seja qual for. Aqui há várias sugestões:


Programa 1


Solo Vocal (sem anunciar – planejado para criar um clima para reunião)

Hora do Louvor

Hora da bíblia: Leitura Bíblica

Hora do Informativo: Notícias e Anúncios

Hora do Testemunho

Hora da Oração

Hora da Mensagem (várias oradores jovens)

Solo Vocal ( desafio musical final para levar a uma decisão)

Resumo do Conselheiro

Cântico

Oração


Programa 2


Hora da Bíblia: Leitura Bíblica ( sem anunciar, escolhida para destacar ou assinalar o tema da reunião)

Hora do Louvor ( dois ou três hinos)

Hora da Mensagem: Apresentação de um problema( sugere e deixa se contestar um problema a ser considerado durante o período de discussão)

Hora do Louvor Hora da Oração ( planejado para preparar jovens para um decisão logo em seguida)

Discussão do problema ( participação do Jovens)

Hora da Bíblia: Leitura Bíblica (várias passagens, lidas por diferentes jovem, lançando luz espiritual sobre o problema)

Resumo final do Conselheiro

Hora do Informativo: Notícias e Anúncios

Hora do Testemunho

Cântico de congregação

Oração


Programa 3


Entrevista surpresa (com um missionário, obreiro de êxito, ou qualquer outro cuja atividade ou trabalho principal tenha que ver com o tema)

Hora do Louvor

Hora da Bíblia

Hora da Oração

Hora do Incentivo: Adivinhações Bíblicas (prêmios)

Hora do Informativo (sobre temas atribuídos previamente, que ajudarão a preparar o grupo para a mensagem que virá)

Os dois minutos do conselheiro (dar oportunidade para o conselheiro fazer introdução à mensagem)

Hora da Mensagem (pela pessoa entrevistada no começo da reunião)

Hora do Testemunho

Música Especial

Oração Final


Programa 4


Surpresa (número instrumental especial, lição objetiva original).

Que isto seja de grande interesse para os que chegaram “a tempo” fiquem contentes por não haverem chegado tarde, e os “retardatários” desejem ter chegado a tempo. Novamente, ligar este aspecto ao tema do programa da tarde.

Hora da Mensagem: Introdução ao tema

Hora do Louvor: Tempo de cantar

Música Especial

Hora da Bíblia: Leitura Bíblica

Hora da Oração: Tempo de Orar Hino (que leve ao ponto seguinte)

Hora da Mensagem: Diálogo

Resumo da Mensagem do Conselheiro

Hora do Informativo: Anúncios

Oração em Grupo


Programa 5


Poema ou Monólogo (sem anúncio)

Hora da Mensagem: Introdução ao Tema

Hora da Bíblia e

Hora do louvor – intercalados (ler um versículo ou hora da Bíblia para introduzir cada cântico). Música ( duas ou três partes especiais curtas, vocais e/ou instrumentais).

(Anunciar este período musical, mas deixar que as diferentes partes aconteçam sem interrupção).


Hora do incentivo

Hora do Testemunho

da Oração: Tempo de orar

Hora da Mensagem: Discussão (mesa redonda, debate, painel)

Minutos do Conselheiro

Música Especial

Oração Final


Programa 6


Hora da Mensagem: Introdução ao Tema Debatê-lo (idealizar uma série de perguntas para serem completadas pelos jovens no início do programa. Deve ser preparado com base para a mensagem da reunião).

Hora da Bíblia: Leitura Bíblica

Hora do informativo: Anúncios (tipo noticiário)

Hora do incentivo: Adivinhações Bíblicas ( com prêmios)

Hora do Louvor: Tempo de Cantar

Hora do Testemunho: Testemunhos centralizados no tema da reunião

Hora da Mensagem Diálogo

Resumo do Conselheiro

Solo Vocal

Cântico Congregacional

Hora da Oração